top of page

Layback X Bertslide

  • @elietefenato
  • 5 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

É comum encontrar nas redes sociais como o Instagram , Facebook e outras, fotos de pessoas executando o Bertslide e usando a hashtag #layback. Talvés seja pela própria similaridade que existe entre as duas manobras que acaba gerando esta confusão entre os praticantes do surfskate.


A LandSurfing Brasil voltou um pouco no tempo, para ser mais exato, na década de 70, para ajudar a entender a principal diferença entre o Layback e o Bertslide, que está na utilização das mãos de apoio, durante a execução das manobras.



Nos anos 70, o surfista havaiano, Larry Bertlemann, começou a explorar a técnica de utilizar as mãos nas manobras do surf, assim acabou surgindo o Bertslide , que tem esse nome em sua homenagem.

O Bertslide é uma rasgada de frontside, onde o atleta utiliza o forehand (mão de apoio do braço frontal), como apoio na água, fazendo um giro agressivo e completando o arco com a rabeta. No landsurfing a manobra é executada da mesma forma, tocando a mão no solo e girando o corpo deslocando a rabeta com velocidade. O atleta fica virado de costas para a onda.



Já o Layback, nasceu na mesma época, porém, em águas australianas através da criatividade do surfista local Peter Townend, que entre uma session e outra, criou a manobra que é executada no lip da onda, soltando uma rasgada de frontside e usando o backhand (mão de apoio do braço traseiro) como apoio na água e muitas vezes, até mesmo tocando as costas na superfície da água o que deu origem ao nome da manobra "layback", que, se for traduzida ao pé da letra, significa "deitar de costas/deitar para trás". O atleta fica com o corpo virado de frente pra onda.



Estas duas manobras migraram do surf para o skate na mesma época, onde os skatistas buscavam executar as mesmas manobras do surf, porém no asfalto ou nas piscinas (pool riding), tendência do skateboard na época, principalmente na Califórnia onde a cena do surf e do skate era muito forte.



O Bertslide por exemplo, se tornou marca registrada de alguns atletas locais de DogTown como Tony ALva e Jay Adams.









Vale lembras que ambas as manobras têm suas variações. O atleta pode incorporar seu estilo próprio no momento da execução, trabalhando as pernas e braços personalizando a manobra.


Assista ao vídeo abaixo , onde fizemos um comparativo entre as duas manobras. Um Layback executado pelo atleta da www.streetstyleong.com.br @rafaelazevedopai e um Bertslide executado pelo atleta de Curitiba PR, da www.landsurfingbrasil.com.br , Christian Cordeiro.

O video vai ajudar muito para entender a diferença básica entre as duas manobras !




Aloha !

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page